domingo, 25 de janeiro de 2009

Intocável

"Estamos perto um do outro, mas você está longe de mim" (Ira - Boneca de cêra)





Afinal o que são barreiras?

BARREIRA:
Sinônimos: obstrução obstáculo impedimento dificuldade, estorvo.
Antônimos: desobstrução desempedimento .

Obstrução, impedimentos...

O que dizer da minha boneca de porcelana...numa caixa lá na prateleira mais alta da loja de brinquedos.
Bonecas são sonhos de consumo de algumas garotas. Sempre existem aquelas, feitas com mais cuidado, milimetricamente projetadas, de matérias-primas nobres, traços perfeitos...as mais lindas.
Parece custar tão caro...que me sento e conteto-me em observá-la.
Contentar-se não me é caracteristico, mas tentar alcança-la pode me render um tombo enorme. A prateleira é tão alta e alguns funcionários da loja vivem colocando proteções, para que nenhuma criança se aventure em subir por ela.

Mas lá de cima, aqueles olhos cor de nada me olham de um jeito como se pedissem pra que eu a levasse pra viver comigo na minha casa de bonecas.


E o que dizer da minha rosa?
Sim porque cada passo que damos nos aproxima de um novo jardim, que sempre parece mais bonito que aquele que ficou pra trás.

A minha rosa está lá...naquele planeta tão cheio de interrogações, no qual eu preciso deixar pelo menos um Baobá pra fazer sombra.
A minha rosa está lá e eu suporto algumas lagartas com o pensamento fixo nas borboletas lindas que nos farão companhia um dia.

E o tal do conceito agridoce, esse sim que me é caracterísco, as vezes se torna tão evidente.
Tu sabes o que é admirar uma rosa?
Aquela rosa tão especial, que me é tão importante pelo tempo que a dediquei...
E que não seja blasfêmia ou deslealdade isso que digo agora, pq a cada jardim e em cada planeta existem outras rosas as quais dedicamos outros tempos...regamos, podamos...e por isso passam a ser únicas no mundo.

Ahhh mas tu sabes o que é admirar uma rosa?
Admirar com todos os sentidos nos olhos...olhar, olhar e olhar...e não poder mais nada.
E as vezes parece que as mãos vão instintivamente ao encontro...mas se lembram da redoma...existe um vidro...um vidro frio.

E quanto é difícil segurar a vontade de quebrá-lo...justo eu? Tão regada a temperaturas e texturas...tão fascinada por pele. Tendo que me lembrar que uma rosa é só um pedaço de carne e o essencial pode ser que nunca seja descoberto.

Pq mistérios podem também ser fascinates, mas tudo tem limites, ou pelo menos recomendam-me que sempre seja assim. O limite entre o mim e o vc, tão explicito e tão tentador.

São tantos os meu devaneios, em lojas de brinquedos ou em jardins secretos, que me perco e reencontro-me sempre com uma parte a menos e uma nova parte somada.
Devaneios febris...tratados com compressas frias por todos os lados.

E de tanto ficar ali a olhar a minha boneca, intocável, na sua prateleira...as vezes pareço fazer parte da loja...quem sabe não sou eu uma marionete manipulada por desconhecidos.

O fato é que cada brinquedo sabe de si e só de si. O outro sempre é um mistério a mais do qual a gente só sabe através do que ele deixa transbordar. Existem bonecos que falam outras linguas e pequenos pedaços de plástico barato que de tanto sonhar em ser porcelanas...dizem que são e vem a acreditar nisso.

Mas se alguém me disser repetidas vezes que a minha boneca de porcelana não passa de um plático barato ou que a minha rosa é na verdade uma espécie de erva daninha, devo eu acreditar?

Quem na realidade manipula os brinquedos? Quem separa os canteiros?

Talvez um dia eu descubra a razão do acreditar sem fim
, nas pessoas e no que me parece de valor. Ou então descobrirei que passei minha vida a aprender inverdades, que o mundo sempre teve razão e que eu é que sou uma alma delirante, que inventa mundos e tem olhos cegos.

Até lá...tento me mover com cuidado pra não quebrar nenhum boneco valiosíssimo ou pisar em alguma flor rara.

E peço a Deus todos os dias pra não estar sendo injusta, pra que nunca exista um momento em que possa ser real o fato de meus olhos, criados pra olhar diferente, terem dado erroneamente, valor de pérolas a reles pedaços de carvão.

Posso até me iludir as vezes, mas que eu nunca viva de mentiras...
Nem participe das mentiras de alguém.



Enfim...por mais que as ame...bonecas sempre serão bonecas...femininas demais
E rosas sempre serão flores....delicadas demais
Mas que isso nunca seja motivo para que eu prefira máscaras à bonecas, ou pedras à flores.



Bju da Lis* Metafóricamente transbordante. Que teme por um momento de descontrole dos seus impulsos lacivos

Um comentário: